2

Variações de Temperatura

Uma variação de temperatura corresponde a uma diferença entre duas temperaturas de uma mesma escala. Por exemplo, no aplicativo Alerta Rio, as temperaturas máxima e mínima para um certo dia (de verão no Rio) foram as seguintes:


Isto nos dá uma diferença de temperatura de:

39ᵒC - 22ᵒC = 17ᵒC

Como a letra "t" é muito usada para representar o tempo; então, a letra grega "θ" (lê-se téta), que corresponde à letra "t" no nosso alfabeto, é muito usada para representar a temperatura.

A letra grega "Δ" (lê-se delta) corresponde à letra "D" do nosso alfabeto. Ela representa à operação de subtração (diferença). Então, quando vemos "Δθ ", isto representa uma diferença entre duas temperaturas.

Δθ = 
θfinal - θinicial 

ou,

Δθ = θmaior - θmenor 


Conversão de uma variação de temperatura de uma escala para outra

Para convertermos variações de temperatura de uma escala para outra usamos a regra de três.

Exemplo 1:

Uma estudante criou uma escala de temperatura, e atribui para o ponto de gelo o valor de -5oX, e para o ponto de vapor, 55oX. Ela viu num jornal que a temperatura máxima prevista para a sua cidade naquele dia seria de 35oC, e a mínima, de 28oC; ou seja, uma variação de 7oC no dia. Qual a variação de temperatura correspondente na escala da estudante?



Observe que entre o ponto de gelo e o ponto de vapor na escala Celsius, temos uma variação de temperatura de 100oC; isto é,  100o-0o=100oC, enquanto na escala da estudante, 60oX; isto é, 55o- (-5o) = 55o+5o=60oX. Ou seja, uma proporção de 100 para 60, ou 10 para 6 (ou 5 para 3). Assim:



Ou seja, na escala da estudante naquele dia ocorrerá uma variação de temperatura de 4,2oX.

Perceba que não precisamos saber quanto 35oC e  28oC correspondem na escala da estudante para resolver este problema.